Envie uma mensagem :

© 2017

Colonoscopia

Saiba as indicações, como é o preparo e o exame passo a passo.

Colonoscopia é um teste que permite ao seu médico olhar para o revestimento interno do seu intestino grosso (reto e cólon), utilizando um tubo fino e flexível chamado colonoscópio para olhar o cólon.  A colonoscopia ajuda a encontrar  pólipo , tumores, áreas de inflamação ou sangramento e divertículos . Durante uma colonoscopia, amostras de tecido podem ser coletadas (biópsia) e pólipos podem ser retirados. Colonoscopia também pode ser usado como um teste de triagem para verificar se há câncer ou tumores pré-cancerosos no cólon ou reto (pólipos).

O colonoscópio é um tubo fino e flexível com cerca de 160cm de comprimento e 12mm de espessura com uma pequena câmera de vídeo na sua ponta que permite tirar fotos ou gravar vídeos do intestino grosso.  Outro teste chamado retossigmoidoscopia avalia apenas o reto e a parte inferior do cólon.

Antes da colonoscopia, você precisará limpar o cólon (preparo). O preparo do cólon leva cerca de 1 a 2 dias, dependendo do tipo de preparo que o seu médico recomenda. Para muitas pessoas, o preparo é pior do que o teste. O preparo do intestino pode ser desconfortável, e você pode sentir fome na dieta líquida clara sem resíduo. Planeje ficar em casa durante o seu tempo de preparo pois que você irá precisar usar o banheiro com freqüência. O preparo do cólon causa fezes soltas e freqüentes e diarreia de modo que seu cólon estará vazio para o teste. Você precisa beber uma solução especial como parte do preparo, certifique-se de ter sucos de frutas claras coados, água de coco ou isotônicos para beber durante o preparo.

Por que é feita?

A colonoscopia é feita para:

  • Verificar a existência de câncer colorretal ou pólipos.

    • Este exame é recomendado por muitos especialistas e principais sociedades médicas

    • Esses grupos recomendam colonoscopia de rotina para pessoas com 50 anos ou mais

    • O seu médico pode recomendar exames mais cedo ou mais frequentes se houver um risco mais elevado de câncer colorretal. Converse com seu médico sobre quando você deve ser testado.

  • Pesquisar a causa do sangue nas fezes ou sangramento retal .

  • Verificar a causa das fezes escuras ou pretas.

  • Investigar a causa da diarréia crônica.

  • Investigar a causa de anemia ferropriva.

  • Pesquisar a causa da perda de peso súbita e inexplicada.

  • Investigar o intestino após resultados anormais de uma tomografia computadorizada , ressonância magnética , colonoscopia virtual, sangue oculto nas fezes, ou enema baritado.

  • Seguimento de pacientes com Doença Inflamatória Intestinal

  • Verificar a causa da dor de barriga inexplicada de longo prazo

Como é o preparo

Antes de fazer uma colonoscopia, informe o seu médico se:

  • Está utilizando medicamentos, tais como insulina ou medicamentos para hipertensão.

  • É alérgico a qualquer medicamento, incluindo anestésicos .

  • Tenha problemas de sangramento ou tome aspirina ou anticoagulantes

  • Está ou pode estar grávida.

Você pode ser solicitado a interromper  aspirina  ou suplementos de ferro cerca de uma semana antes do exame. Se tomar medicamentos anticoagulantes regularmente, discuta com o seu médico como administrar o seu medicamento.

Você será solicitado a assinar um termo de consentimento que diz que entende os riscos do teste e concorda em fazê-lo.

As informações a seguir fornecem uma idéia geral da preparação para uma colonoscopia. O seu médico lhe dará instruções específicas antes do teste.

  • Um a dois dias antes de uma colonoscopia, você vai parar de comer alimentos sólidos e beber apenas líquidos claros, tais como água, chá, café, sucos claros, caldos claros, gelatina. Não beba ou coma nada vermelho ou roxo, como suco de uva ou morango, café, chás escuros. 

  • O seu médico irá recomendar um medicamento para ser usado no preparo - uma solução laxante que você bebe antes de sua colonoscopia.  Esta solução causará diarréia e pode fazer você sentir enjoo e pode sentir cólicas.

  • Beba bastante líquidos claros durante o preparo para não desidratar. Isso também irá ajudar a limpar o seu cólon completamente.

  • Não coma nenhum alimento sólido depois de tomar o preparo do cólon.

Como é feito o exame

Durante o exame, você receberá um medicamento sedativo em uma veia em seu braço. Estes medicamentos ajudam a relaxar e sentir sono durante o exame. Você provavelmente não se lembrará muito do exame.

Antes do exame

Você precisará tirar a maior parte de suas roupas e receberá um avental para vestir durante o exame.

Você será deitado do lado esquerdo com os joelhos encolhidos até a barriga. Porque será dado o medicamento durante a colonoscopia, você provavelmente não vai se lembrar muito, até acordar após o procedimento.

Em seguida, o médico irá inserir um delgado, colonoscópio flexível pelo ânus e movê-lo através do reto e cólon. O ar será usado para inflar seu cólon para que o médico possa olhar o revestimento interno do intestino em uma tela de computador conectada ao aparelho.

Durante o teste

Você mesmo sedado pode sentir a necessidade de evacuar enquanto o aparelho está em seu cólon e também pode sentir algumas cólicas.  Pode ser solicitado para mudar de posição durante o teste.

O  médico irá olhar para toda extensão do seu intestino enquanto o aparelho é gentilmente movido dentro do cólon.

O médico também pode usar ferramentas minúsculas, como pinças e alças para coletar amostras de tecido ( biópsia ) ou retirar os pólipos. Geralmente, as pessoas não sentem nada se uma biópsia é feita ou se pólipos são retirados.

Caso sinta cólicaseliminar flatos pode ajudar a aliviá-los.

O exame geralmente leva de 30 a 40 minutos, mas pode durar mais tempo, dependendo do que é encontrado e do que é feito durante o teste.

Após o teste

Após o teste, você pode precisar ficar na clínica por 1 a 2 horas.  O seu médico irá dizer-lhe quando pode comer sua dieta normal e fazer suas atividades normais. Beba muito líquido após o teste para substituir os líquidos que você pode ter perdido durante o preparo do cólon. Como recebeu um sedativo durante o teste, não conduza, opere máquinas ou assine documentos por 24 horas após o exame. Organize para que alguém o leve para casa depois do exame.

Como se sente após o exame

Você vai se sentir sonolento após o teste por algumas horas. Muitas pessoas dizem que não se lembram muito sobre o teste por causa do sedativo.

Após o teste, pode ocorrer inchaço ou cólicas e você pode precisar eliminar gases. Se uma biópsia foi feita ou um pólipo retirado, pode haver vestígios de sangue em suas fezes por alguns dias. 

Riscos

É um exame bastante seguro. Em média, apenas 2 complicações graves ocorrem para cada 1.000 procedimentos realizados. Mas não é sem riscos. 

Aqui estão quatro riscos que você deve conversar com o seu médico.

Desconforto ou Dor Abdominal

Este é o efeito colateral mais comum da colonoscopia . Você pode sentir cólicas ou inchaço no abdome depois do exame.

Durante o procedimento ocorrem movimentos de puxar e esticar o cólon, então você pode se sentir desconfortável por um dia ou dois após o exame. Também pode sentir náuseas e até vomitar. Estes sintomas geralmente não são perigosos, mas se você está com dor forte, chame seu médico.

 

Sangramento

Você pode notar sangue do seu reto ou em suas fezes após uma colonoscopia. Na maioria das vezes, isso acontece porque seu médico teve que realizar alguma biópsia ou remover um pólipo do cólon. Busque avaliação médica se continuar ou se houver muito sangue.

Certos medicamentos  como a aspirina e anti-inflamatórios, podem aumentar o risco de hemorragia. Se você tomá-los, não se esqueça de informar o seu médico antes de ir para o procedimento.

Uma reação adversa à anestesia

Você estará dormindo durante o exame, então não vai sentir nada. Pode sentir tontura quando acorda. Em casos raros, algumas pessoas podem ter sérias reações aos medicamentos, como problemas cardíacos ou respiratórios. Mas seu médico e sua equipe são treinados para identificar e tratar esses efeitos colaterais. Diga-lhe se você é alérgico a qualquer medicamento ou já teve uma reação ruim à anestesia.

Uma laceração na parede do cólon ou do reto

O aparelho utilizado durante a colonoscopia é empurrado contra o seu cólon. Isso pode causar uma pequena laceração. Se ocorrer pode ser necessário reparar com a cirurgia. Felizmente, isso é raro.

Após o exame, chame imediatamente o seu médico se:

  • Ocorrer sangramento retal intenso.

  • Tenha dor abdominal grave.

  • Desenvolva febre.

  • Esteja muito tonto.

  • Esteja vomitando .

  • Tenha uma barriga inchada e firme.

Resultado do exame

Se uma amostra de tecido (biópsia) foi coletada durante a colonoscopia, ela será enviada para um laboratório para testes.

  • As amostras de tecido do cólon são geralmente enviadas para um laboratório de patologia, onde são analisadas sob um microscópio para avaliar a presença de doenças.

  • Outras amostras de tecido do cólon podem ser enviadas para um laboratório de microbiologia para ver se uma infecção está presente.

O seu médico poderá dizer a impressão inicial imediatamente após o procedimento. Outros resultados dos exames complementares estarão prontos após dias ou semanas. 

O que afeta o exame

As razões pelas quais você pode não ser capaz de fazer o exame ou por que os resultados podem não ser úteis incluem:

  • Não fazer um bom preparo do cólon antes do exame. Se você ainda tem fezes no cólon, o seu médico pode cancelar a colonoscopia e será reprogramada após um novo preparo de cólon o de cólon.

  • Tendo um cólon com muitas voltas e curvas, cirurgias prévias no abdome, ou muita dor durante o exame.

  • Uso de suplementos de ferro (sulfato ferroso). Isso pode fazer suas fezes ficarem pretas e tornar difícil de limpar o cólon. Não tome suplementos de ferro por vários dias antes de uma colonoscopia.

  • Beber líquidos vermelhos ou roxos, como suco de uva ou morango, café, chá escuro, refrigerantes.