Dr. Felipe Padilha
Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva
Clínica Gastrocenter
Vitória-ES
(27) 99633-8383
Gases, Flatulência e Distensão abdominal
A verdade sobre o Gás..
Embora as palavras "arroto" e "pum" fazem a maioria das crianças rir, os adultos geralmente ficam tímidos quando eliminam gases e fingem que nunca aconteceu. Mas às vezes, é difícil ignorar.
Muitas pessoas não sabem muito sobre gás intestinal, embora todos nós temos. É hora de tirar o ar de alguns dos mitos por trás de flatulência e arrotos.
Origem dos gases intestinais
Seu corpo recebe o gás de dois lugares diferentes.
Primeiro, há o ar que você engole. Quando você respira, quando toma bebidas gaseificadas ou carbonatadas (refrigerantes), mesmo quando mastiga chiclete, seu corpo absorve oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono.
A maior parte deste gás, você arrota, se não arrotar, ele pode entrar em seu sistema digestivo e causar flatulência ou indigestão.
Você pode agradecer seus intestinos pelo o outro tipo de gás. Quando come, você digere e absorve nutrientes da comida. Bactérias úteis “boas” que vivem em seu intestino fermentam tudo o que sobrou. Esse processo cria gás que geralmente escapa como um flato ("pum").
A maior parte do gás não tem cheiro. Mas certos tipos de alimentos, por exemplo, aqueles que contêm enxofre, pode torná-lo fedorento. Algumas bactérias também produzem metano ou sulfeto de hidrogênio que pode adicionar um odor distinto.
'O Fruto Mágico'
Alguns alimentos, incluindo feijão, tendem a causar gás, porque nossos corpos não estão bem adaptados para digeri-los. Esses alimentos incluem:
-
Feijão e lentilhas
-
Brócolis, couve-flor, couve de Bruxelas, repolho e cebola
-
Alimentos integrais como cereais, pães e biscoitos
-
Açúcares encontrados em frutas e sucos, mas também em alimentos processados contendo xarope de milho rico em frutose - frutas enlatadas, geleias, doces em pasta, bolos, pudins, tabletes, pó para bebidas, refrigerantes / frutas: maçã, manga, pera, melancia
-
Açúcares e alguns adoçantes artificiais encontrados em bebidas dietéticas e alimentos diet. Sorbitol é super produtor de gás e é encontrado em ambos.
Você também pode ficar distendido se não puder tolerar certos alimentos em sua dieta, como a lactose em produtos lácteos.
Frutas, vegetais e grãos integrais são ótimos para a saúde, então você ainda deve comê-los. Basta perceber se eles o afetam.
Você pode ter muitos gases?
Os flatos acontecem com quase todos cerca de 10 a 20 vezes por dia. A maioria das pessoas que se queixam deste tipo de problema realmente não têm mais do que o normal. Algumas pessoas eliminam flatos mais frequentemente, mas não necessariamente produzem mais. Isso significa que sua percepção do gás é diferente.
Em casos leves, é muitas vezes uma questão de como o gás ativa ou sensibiliza seu sistema digestivo, ao invés da quantidade. Enquanto os homens e as mulheres eliminam flatos aproximadamente em volume semelhante, as mulheres parecem relatar sintomas mais frequentemente.
Por si só, gás intestinal não é perigoso, mesmo se você segurá-lo. Mas se você eliminar gás 50 vezes ao dia e também apresentar outros sintomas como dor abdominal intensa, inchaço, sangue ou gordura nas fezes, deve procurar avaliação médica.
Reduza sua taxa Flatos
Se o gás deixa você fisicamente - ou socialmente - incomodado, você pode fazer algumas coisas para diminuí-lo:
-
Mastigar menos chiclete.
-
Coma devagar.
-
Evite bebidas carbonatadas (refrigerantes, água com gás).
-
Limite os adoçantes artificiais.
-
Coma menos brócolis, feijão e repolho.
-
Limite os leites e derivados, especialmente se você for intolerante à lactose.
-
O exercício pode ajudar.
Atenção aos alimentos que causam maior aumento de gases:
- Feijão e vagem. Batata-doce, Inhame.
- Vegetais (alcachofra, aspargos, brócolis, repolho, couve, couve-flor, couve de Bruxelas, pepino, pimentão, cebola, rabanete, aipo cenoura).
- Grãos, sementes e farelos de cereais devem ser consumidos de forma moderada.
- Bebidas com gás podem ser consumidas após ficaram abertas por horas para reduzir a quantidade de gás carbônico.
- Leite e seus derivados, exceto com o uso de lactase.
- Alimentos que contém sorbitol, como alimentos dietéticos (adoçantes), doces e chicletes.
- Vinho e cerveja.
- Refrigerantes
- Carne processada, salsicha
O que causa a formação de odor?
- Álcool, aspargos, feijão, vagem, repolho, couve, café, pepino, ovo, peixe,
alho, nozes, cebola, ameixa, queijo, manteiga de amendoim, brócolis, rabanete e alimentos defumados, algumas pimentas.
Quais alimentos interferem menos na produção de gases?
- Carne magras, aves, peixe, ovos, vegetais (alface, tomate, abobrinha, quiabo), algumas frutas (uva, cereja, banana, mamão), pão sem glúten e arroz.