top of page

O que é Diverticulite?

O que é Diverticulite?

Às vezes pequenos abaulamentos ou bolsas (chamado divertículos) se formam no cólon (intestino grosso). Esta condição é chamada diverticulose. Se as bolsas ficam inflamadas ou infectadas, esta é a diverticulite.

Sintomas de diverticulose e diverticulite

Pessoas com diverticulose geralmente não têm sintomas externos. Os sintomas de diverticulite são mais visíveis. Pode haver inchaço abdominal, dor e sensibilidade, geralmente no abdômen inferior esquerdo, além de diarréia, calafrios e febre de baixo grau.

O que faz os divertículos se formarem?

A razão da formação dos divertículos no cólon não é completamente entendida. Se acredita que os divertículos se formam quando áreas de alta pressão dentro do cólon empurram pontos fracos na parede do intestino. Estes divertículos são mais comuns na parte inferior do intestino grosso (chamado de cólon sigmóide).

Diverticulose vs Diverticulite

Ter diverticulose é muito comum e a maioria das pessoas nunca sabe que têm. Metade de todas as pessoas com mais de 60 anos tem isso. Mas apenas 10%-25% das pessoas irão desenvolver a diverticulite. Diverticulite tipicamente se desenvolve quando as bolsas são bloqueadas com resíduos tornam-se inflamadas, levando a infecção na parede intestinal.

Hemorragia Diverticular

Quando uma lesão se desenvolve entre um divertículo e um vaso sanguíneo, o sangramento pode acontecer. Isso pode causar uma grande quantidade de sangue de repente em suas fezes. Esta condição é geralmente indolor e o sangramento geralmente para por conta própria. Mas em casos raros, o sangramento pode ser grave o suficiente para necessitar de uma transfusão ou cirurgia. Se tiver sangramento, procure um serviço de saúde imediatamente.

O que a fibra tem que fazer com ele?

Uma dieta pobre em fibras está ligada à formação dos divertículos. Adicionando mais fibra na dieta pode ajudar a prevenir a constipação e pode diminuir o risco de diverticulite no cólon

Suas opções com alto teor de fibra

Fibra é encontrada em frutas, verduras, grãos integrais e legumes (feijão, ervilhas, e lentilhas). Faça escolhas inteligentes de alimentos, incluindo arroz integral e massa de trigo integral no lugar da versão normal. E adicione vegetais extras a seus pratos favoritos. A recomendação é ingerir 20-35 gramas de fibra todos os dias.

Diagnóstico da doença diverticular

Uma vez que a diverticulose nem sempre causa sintomas, às vezes é apenas diagnosticada quando o paciente é visto por outra razão. Os divertículos podem ser vistos através de tomografia ou uma colonoscopia. Quando diverticulite leva a um abscesso doloroso, os exames podem mostrar coleções de pus no abdome.

Tratamento para diverticulose

Muitos pacientes com diverticulose têm sintomas mínimos ou inexistentes e não necessitam de tratamento específico. Uma dieta rica em fibras e suplementos de fibra são recomendados para prevenir a constipação e a formação de mais divertículos.

Quando Diverticulite causa dor leve

Pacientes com dor de barriga leve podem obter ajuda de remédios específicos para essa situação, não havendo necessidade de cirurgia.

Tratamento da diverticulite

Quando os sintomas de diverticulite - dor abdominal e febre - são leves, os antibióticos tomados pela boca são geralmente suficientes. Quando a dor é mais intensa, uma dieta líquida clara para permitir que e o intestino se recupere também é necessária. Quando a dor é cada vez mais grave, ou quando há febre alta ou a incapacidade de beber líquidos, a internação hospitalar pode ser necessária, juntamente com antibióticos intravenosos e jejum por alguns dias.

Complicações da diverticulite

Quando a inflamação do divertículo leva a formação de pus, este pode estravasar para a cavidade abdominal, causando peritonite (uma infecção dolorosa do abdome), abscessos, obstrução intestinal e fístulas.

Quando a cirurgia é necessária

Diverticulite que não responde ao tratamento médico requer cirurgia. Cirurgia geralmente envolve drenagem de pus e remoção do segmento do cólon contendo os divertículos. A retirada de parte do cólon é necessária para pacientes com sangramento persistente. A cirurgia também pode ser necessária para qualquer divertículo que erode na bexiga, causando infecções de urina severas e recorrentes e passagem de gás durante a micção e para tratar a obstrução intestinal.

Prevenindo a diverticulite?

Uma vez formados, os divertículos são permanentes. E nenhum tratamento foi encontrado para prevenir complicações da doença diverticular. Mas as dietas ricas em fibras aumentam o volume das fezes e previnem a constipação, o que pode ajudar os sintomas.

E quanto a alimentos com sementes? Não há evidência de que esses alimentos causem crises de diverticulite. Mas se você sente que eles pioram seus sintomas, coma outros alimentos

com alta quantidade de fibra em vez destes com sementes. Beber bastante água e fazer exercício físico regular também pode ajudar.


Posts Recentes
Arquivo
bottom of page